terça-feira, 19 de maio de 2009

titouan lamazou
















As Mulheres do Mundo, projeto desenvolvido desde 2002 por Titouan Lamazou, fotógrafo e velejador nascido em Marrocos, mas francês de formação estão na Oca em São Paulo desde o último dia 11. É o Ano da França no Brasil. Há o site brasileiro da exposição. Fui em busca de suas imagens de suas viagens a vela, além de sua famosa foto da atriz brasileira Dercy Gonçalves.

Em 1995 ganhou o campeonato mundial de regatas oceânicas. Conheceu diversos países. E volta à veia artística deixada de lado por algum tempo.

Ele mescla fotografia com pinturas, desenhos e vídeos com o perfil das fotografadas que passam por uma longa e boa conversa antes de chegarem aos olhos de Titouan. Como disse a revista Época, "uma biografia visual". Mulheres de todos os cantos do mundo, todas as classes e tipos. Encontrei um vídeo com uma entrevista com ele. Dêem uma olhada!



















Gosto nas imagens dele do afastamento espacial do objeto fotografado. Sempre o ambiente conta uma história da personagem. Uma verdadeira construção antropológica...
A expo fica na Oca até dia 11 de julho.

Um comentário:

Anônimo disse...

titouan me passou um frio na barriga e uma vontade imensa de ter mais conhecimento e explorar a beleza femenina.e uma vontade mais ainda de poder falar um pouco com ele.