domingo, 7 de novembro de 2010

semana de fotografia de recife



Terra à vista!!  Tive a felicidade de ser convidada pela fotógrafa pernambucana, agitadora cultural e coordenadora de oficinas, Ana Lira para a IV Semana de Fotografia de Recife, que acontecerá entre os dias 16 e 21 de novembro deste ano. Como boa Pernambucana e fotógrafa, não consigo conter meu entusiasmo em participar. E alegria mais ainda por poder oferecer uma oficina direcionada a jovens das comunidades populares da cidade!! Esses moços e moças atuarão numa, digamos, contação de histórias sobre "A casa e A gente" deles. Mais ou menos tomando como base algumas ideias do livro "A poética do espaço", do filósofo francês, Gaston Bachelard, quero remeter à questão das fotografias de família e o universo poético, por mais duro que possa ser, da casa onde vivem estes jovens. A fotografia de família e do seu espaço, traz benefícios imensos à cabeça e à alma. Seus cantos, sua cara.

E Luis Humberto e Nicholas Nixon, já demonstraram isso em seus respectivos livros, "Do lado de dentro de minha porta, do lado fora de minha janela" (este a ser lançado já agora dia 25 deste mês) e "Portraits of People". Ensaios belíssimos e de uma construção afetiva inteligente e emocionante. Vale ver estes livros que contam muito sobre o universo particular de cada um no processo de retratar sua família e sua casa.

Além de palestras, nomes como Evandro Teixeira, Dirceu Maués, Mila Targino, Jorge Bispo, Fernanda Magalhães e Paulo Pereira, do Estúdio Luzia (recém-lançado aqui em São Paulo), estarão presentes no comando de várias oficinas. E entre os dias 09 e 11 de novembro acontecerá a Mostra de Cinema sobre Fotografia no lindo São Luiz, cinema antigo da cidade.

Ontem, em um encontro de aniversário aqui em São Paulo, amigos ficaram questionando felizes que Recife pudesse ter uma coordenação de fotografia dentro da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Quem é o herói dessa empreitada é Matheus Sá, fotógrafo e agitador cultural que movimenta e coordena a Semana de Fotografia todo ano. Que bom ter este tipo de consciência nas instituições públicas!! Difícil aqui no Brasil! Tanto é que no penúltimo Paraty em Foco de 2009 na apresentação da mesa sobre Fotografia Pernambucana, o público que assistia às discussões ficou surpreso que pudesse haver coordenadores e política para fotografia tanto na Prefeitura de Recife, como no Governo do Estado de Pernambuco, pela Fundarpe. No Governo, Geison Magno é quem comanda as ações fotográficas. Leiam entrevista com ele realizada por Alexandre Belém no obrigatório e fundamental blog Olha, Vê!

Até logo, logo, Recife!!

Nenhum comentário: