sábado, 25 de setembro de 2010

alice no país das maravilhas

Alice vai buscar as maravilhas do país! É cinema e é literatura... Mas é fotografia, principalmente! Para quem ainda não conhece é o Histórias de Alice! Este é o projeto que nasceu em junho de 2010 do casal de fotógrafos Inês Calixto e Franco Hoff. Eles decidiram se largar pelo Brasil durante 3 anos com Alice. Linda, formosa, um luxo! A filha querida deles que é pau pra toda obra: a kombi! Pois é, uma KombiHome, como eles mesmos a nomeiam...


Pois é... Numa colorida e bem equipada kombi eles têm realizado oficinas de fotografia, junto com cinema e  literatura pelo país inteiro nas comunidades mais conhecidas e desconhecidas dessa terra de meu Deus. Inês é fotógrafa e pedagoga e já participou de vários projetos aqui e fora do país. Franco foi fotógrafo da FuturaPress e de várias editoras. Juntos alimentaram e continuam nutrindo um sonho: o de chegar e se misturar às comunidades que visitam e oferecer oficinas que são de dar inveja aos de que realmente tem espírito de fotógrafo (misto de semeador e ladrilhador - como bem definia Sérgio Buarque de Holanda em seu "Raízes do Brasil" citando os colonizadores portugueses).

Não deixa de ser uma ação "colonizadora" - ao se chegar numa cidade, com um veículo não muito convencional, abordando as pessoas e oferecendo possibilidades de olhar diferente ou simplesmente perceber o olhar. Mas claro que apesar da garantida aventura, um processo enriquecedor imenso tanto para os fotógrafos quanto para quem participa das oficinas.

Visitem o blog da Alice, a primeira Kombi blogueira do país! Projeto lindo! Um sonho de consumo, apesar dos percalços que não devem ser poucos... Boa sorte na MARAVILHOSA empreitada!


Nenhum comentário: