domingo, 20 de setembro de 2009

o gênio andrew huang!!!

Sato, um designer bem inteligente que sempre está ligado a coisas muito criativas e interessantes, também participante do Coletivo Casa da Lapa, divulgou esta semana no Facebook um vídeo que está com mais de 3 milhões de visitas no youtube. O Doll Face, do gênio da animação, Andrew Thomas Huang. Um moço oriental que vive em Los Angeles, que estourou logo depois de formado pela University of Southern California, em Fine Arts e Animação. Um mesclar de coisas que fundem nossa cabeça. Incrível!! Como diriam: muita informação!
Como tantas vezes faço, minhas ligações extraterrestres de comparações... (mas fazer o que né?? sou assim, de juntar a bicicleta com o suco de abacaxi)... Enfim, sem mais delongas, lembrei da disciplina do professor Nicolau Sevcenko, do qual sou imensamente fã, sobre História da Cultura, e Cultura Popular, intermitências e análises, na Usp no ano de 2007. Aprendi bastante, entre tantas coisas a tal 'teoria do sagrado', que abordo até bastante nas entrelinhas do meu trabalho, Cores dos Vultos. E neste vídeo do Andrew Huang, gênio, vejo muito claramente uma analogia às avessas.
O conceito resumidamente e bem rasteiramente falando é que na época dos homens tidos como "das cavernas", os desenhos sempre eram a representação do homem-bicho e na maioria das vezes eram seres assinalados como 'fantásticos'... Era a tradução e a descrição mais pura da relação do homem com a natureza. Relação esta que foi sendo proibida com o passar dos anos, principalmente com o advento da escrita. Estas demonstrações visuais de reprodução de si mesmo em desenhos nas paredes das cavernas, além de serem formas de se comunicar, eram também a afirmação desta união dos animais de todas as categorias (racional ou não). Isso dava liberdade, criação... Quase uma anarquia de comportamento!!
Neste vídeo de Andrew Huang, a busca pela beleza estética e como este simulacro da televisão é imposto e vivenciado a todo custo é uma crítica justamente ao afastamento cada vez maior do homem com a sua natureza. A busca por esta suposta "perfeição" é essa transcrição do vídeo, a famosa discussão e antiga do homem-máquina. Mas mesmo sendo um tema recorrente, neste vídeo é absolutamente inovador!!!!! A fotografia é um escândalo!!
Vejam também o outro vídeo dele, sobre o tempo... Vale para acrescentar conteúdo ao post que escrevi sobre velocidade no blog do Paraty em Foco... The Gloaming. Vejam!! Minha cabeça está pirando até agora...

2 comentários:

ester hamermesz disse...

Luciana, excelente o seu blog. Gosto de visitar sempre que tenho tempo.

Anônimo disse...

seu ensaio ficou demais... o das cores...