domingo, 24 de maio de 2009

ronaldo aguiar e seus livros artesanais













Neste fim de semana fui a um lançamento de um livro excelente na Livraria da Vila, na Vila Madalena, São Paulo da atriz e contadora de histórias, Kiara Terra. "A menina dos pais-crianças". Com ilustração belíssima e consagrada de Jean Claude R. Alphem, o público lotou a livraria. Maravilhoso enredo...


Aí caminhando pela livraria, fui no setor de fotografia. Saliento que na Livraria da Vila sempre encontro o impossível de ser achado em outras livrarias maiores.



Pois encontrei o Ronaldo Aguiar!! Vocês já devem conhecê-lo e quem não sabe dele deve ir atrás pra descobrir o olhar deste moço. Muito mais além do olhar... Uma noção de impressão e papéis e "como fazer o meu próprio livro" de dar inveja!!



Em 2005 e 2007 ele lançou o "Luz Disponível" e o "Em branco", respectivamente e sabem como? Imprimindo suas fotos em casa, em sua impressora. Jato de tinta e papel belo foram sua matéria prima. Ah! E sua encadernação delicada e muito bem feita... Fotos de seu cotidiano, retratos no primeiro que dão escolha livre ao leitor visual de imaginar onde foi e quem foi fotografado. No segundo livro, fotos de viagem... Paisagens, num papel absurdamente leve, suave, delicado. Um poema visual!!



E fui saber do preço... Cada um R$ 250,00 e a impressão de 100 exemplares somente para cada livro.



Uma obra de arte. Visitem o site do moço talentosíssimo!! Ele fez um trabalho intitulado "Revelando Bastidores" sobre o instituto de zoologia da USP. E para quem não o conhece, ele circula também fotografando espetáculos. Bom!

Um comentário:

Unknown disse...

Legal que você fale dele. Eu conheci o trabalho do Ronaldo em janeiro vendo o livro Branco. A tia dele é restauradora de obras de arte, especializada em papeis justamente.
Uma familia onde papel e arte sao antinomicos!