sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

fotografia peruana atual















No meu último dia de viagem pelo Peru, de volta já ao Brasil em janeiro deste ano, fui rever um grande amigo, (e que amigo, pois a distância do aeroporto até onde marcamos, puxa vida, muito longe com um trânsito de louco e todos, sem exceção, todos buzinando histericamente. Perguntei ao motorista de taxi porque buzinavam tanto e ele me respondeu: "é cultural"! E deu uma risada... Pois é, o trânsito em Lima é assim... Aliás no Peru inteiro se buzina bastante.

Bem, cheguei enfim ao jornal El Comercio, onde meu amigo estava me esperando, o fotógrafo Giancarlo Shibayama que tive a oportunidade de conhecer no workshop que participei na Bolívia em 2006. Fiquei maravilhada com o jornal, tido como o maior do Peru. A começar pelo prédio, lindo, histórico, preservado. Cheguei de mala e cuia e família lá no jornal, parecendo que estava de mudança e com um aspecto físico horrivel. Quase 2 dias viajando, sem tomar banho!!!! Enfim, detalhes a parte...

Uma noite inteira de conversas maravilhosas sobre o mercado de fotografia, conheci Toño Escalante, Fernando Fujimoto, dois excelentes fotógrafos do jornal. Eles me apresentaram entre tantas conversas sobre foto o trabalho online dos fotógrafos peruanos do Supay Fotos. Muito bom trabalho de 4 fotojornalistas peruanos. Vejam no site!!

Descobri pesquisando também, um vídeo bem interessante no Youtube sobre fotógrafos jovens no Peru. O grupo Secuencia na década de 1970 formado por 8 fotógrafos, se destacou por trazer um desenvolvimento maior da fotografia como uma possibilidade de expressão pessoal. Vejam o vídeo com opiniões da fotógrafa e professora peruana, Susana Pastor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lu , que bom ver de volta seu exelente blog. E as pérolas que vc descobre são demais. Temos muito o que conversar... Beijos, Ferdinando Martinho.

Milla Jung disse...

Oi Luciana,
Estou de acordo que a fotografia latina é incrível, vi que vc gosta do Larrain, eu gosto tanto dele que até já fui sua aluna de Ioga. Podes crer, ele é um fenômeno. Vou te linkar no meu blog, ok?
abraço,
Milla

TapaTriplo disse...

Oi Lu,
fazia tempo que não entrava no Blog.
Nossa, fiquei muito bem impressionada!
Tá de parabéns, tá muito legal.
Carla