sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

múmia juanita e johan reinhard




















Em Arequipa, no Peru, além da gastronomia o que mais me impressionou foi Juanita ou a Dama de Ampato, múmia natural conservada no museu da universidade católica da cidade que foi encontrada próxima ao vulcão com o mesmo nome.

Ela foi encontrada em 1995 pelos pesquisadores Johan Reinhard - (o nome "Juanita" veio em homenagem ao pesquisador), José Antonio Chávez Chávez e Miguel Zárate depois de longas e cansativas caminhadas pelos Andes seguindo o caminho que os Incas fizeram há mais de 500 anos à procura da confirmação da existência da segunda múmia mais preservada do mundo.... O percurso realizado pela jovem Juanita é descrito pelo vídeo da National Geographic apresentado logo na entrada do museu. Uma matéria sobre o assunto foi publicada em junho de 1996, na revista da National. Ela foi preparada desde a infância para ser sacrificada aos deuses. Desde pequena sabia que um dia teria que passar por todos os rituais até a chegada do dia de sua morte. Foi golpeada na cabeça, com um manto que a cobria e antes dopada com muitas folhas de coca. Tinha provavelmente 12 anos de idade.
Johan Reinhard é antropólogo americano e realizou documentários para a National Geographic, além de fazer diversas escaladas como pesquisador e ser especialista nos Andes. Vejam galeria de fotos dele. Invejável trabalho, invejáveis viagens!
.............................................
No museu há um cordão umbilical conservado de um bebê. Pesquisadores afirmam que as comunidades incas utilizavam pedaços do cordão para a cura de doenças já naquela época, inacreditavelmente prevendo o uso hoje em dia das células-tronco...
.............................................
A história do Peru é fascinante em todas as esquinas e rostos para onde vemos... Tudo parece ter sempre um olho dos incas por perto... Os espanhóis tentaram tirar a força e o poder daquela terra. Mas o íntimo deles e sua cultura indígena maravilhosa ainda resiste e persiste em suas tradições históricas.

Nenhum comentário: