segunda-feira, 26 de novembro de 2007

nicholas nixon!!!!!




















Em 2000 vim participar num fim de semana de um curso com Eduardo Castanho sobre iluminação aqui em São Paulo. O curso foi bom, mas o que ele nos apresentou de sua biblioteca foi de um ganho fenomenal!!


Nicholas Nixon foi o que me chamou a atenção... Um mestre em retratos. Mais famoso pela sua série "The Brown Sisters", que documenta a passagem do tempo atráves das fotos de sua esposa junto com irmãs desde 1975. Uma poesia e uma garantia da passagem bela do tempo.

A preocupação do trabalho do fotógrafo Nicholas Nixon, nascido em 1947 em Detroit (EUA), foi sempre documentar pessoas e comunidades, com um forte componente emocional. A famosa série "As Irmãs Brown", iniciada em 1975, é considerada por críticos um verdadeiro documento sobre a passagem do tempo. As personagens são as irmãs Heather, Mimi, Bebe e Laurie, fotografadas sempre nessa ordem e com filme preto-e-branco. A mais recente das fotografias data de 2002 —ou seja, mais de 25 anos após o início da série. Em 1975, as irmãs tinham de 15 a 25 anos —a mais velha é Bebe, casada com Nixon. Atualmente, o fotógrafo é professor do Massachusetts College of Art, em Cambridge (EUA). Trecho de matéria sobre o tempo, publicada no jornal on line Folha de SP em 2003.
Mas as fotos realizadas por ele na intimidade com sua família foram as que mais me deixaram sem respirar pela tamanha beleza!!

Num dia, caminhando por São Paulo e pelos sebos encontrei por um preço muitíssimo camarada o que mesmo?? O livro raríssimo "Pictures of People" o mesmo que citei, do próprio, Nicholas Nixon. Comprei e não larguei mais o livro. Enfim, anos depois resolvi emprestar para alguém que (juro!!!) não me recordo para quem foi e perdi o livro!!... Enfim, muito triste, pois era um dos livros que mais amava de minha biblioteca, mas também quem manda uma fotógrafa não ter memória!! Isso é um absurdo!!

Pois se alguém lembrar que está com este meu livro, agradeço se me avisar!!!!! Ficaria muito grata e feliz!!! E devolvesse! Agradeço antecipadamente a atenção...

Um comentário:

Anônimo disse...

Outros fotógrafos fazem estudos semelhantes. Andou correndo os blogs como curiosidade há alguns anos. Não me recordo do fotógrafo, nem tenho o link aqui de pronto, mas é uma pesquisa interessante.Depois que eu achar coloco aqui a referência. Mas, era uma evolução 3x4, cravadinha e não com a maestria do Nicholas Nixon.

E quando emprestar livros, fotografe o amigo com o livro. Façamos uso da fotografia como documento histórico também! :0)))

Eu sei como é isso. Já emprestei várias coisas e livros autografados para pessoas que sumiram no mundo.