quarta-feira, 31 de outubro de 2007

prêmio nuevo periodismo iberoamericano



















A Fundação Nuevo Periodismo Iberoamericano abre amanhã, dia 1 de novembro, inscrições para o Prêmio Premio Nuevo Periodismo CEMEX+FNPI aos melhores trabalhos jornalísticos de fotografia e texto. Haverá a modalidade Homenagem para jornalistas que tenham dedicado sua vida à profissão e sejam considerados exemplo para novas gerações. O regulamento para o Concurso estará no site da Fundação. O ganhador de cada categoria do concurso receberá U$ 25.000. O de Homenagem, U$ 30.000. Dúvidas podem ser tiradas através do email premio@fnpi.org


A FNPI sediada em Cartagena de Las Índias, na Colômbia e presidida por Gabriel Garcia Marquez, grande escritor latino-americano dos últimos tempos, foi criada com o objetivo que ele mesmo descreve de discutir, proporcionar e reforçar a ética do trabalho de profissionais de imprensa da américa latina.
A Fundação também oferece bolsas para cursos que são simplesmente renovadores e instigadores. Participar de um workshop na FNPI realmente é uma oportunidade de crescimento, de mudança de visão profissional. Fui selecionada para participar de 2 cursos lá, um em 2002, na Colômbia, e outro em 2006, na Bolívia com o fotógrafo Stephen Ferry e pude ver a seriedade da entidade e a impressionante dedicação à profissão dos professores jornalistas e fotojornalistas. Algo admirável!!


Todos os anos acontece o Prêmio. Porém nem todos os anos a fotografia entra como categoria.
Aproveitem pois é um dos maiores prêmios da área e vale a pena participar.
A foto acima foi do fotógrafo vencedor de 2005, Diego Goldberg, "Perseguindo um sonho - os rostos esquecidos", título do trabalho ganhador que foi publicado na revista do La Nación, da Argentina.

Nenhum comentário: