quarta-feira, 31 de outubro de 2007

mais prêmio porto seguro...

Leiam na íntegra o artigo publicado hoje no Estadão pela crítica de fotografia Simonetta Persichetti sobre a Exposição do Prêmio Porto Seguro. Se quiserem também, vejam no link do jornal.

Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2007

Um olhar à espreita da surpresa

Paisagens Transitórias reúne participantes do prêmio Porto Seguro, vencido por Cristiano Mascaro

Nos últimos dois anos, o Prêmio Porto Seguro de Fotografia tem se destacado pela oportunidade dos temas que propõe. Em 2006, preocupou-se com Ética e Cidadania dos Brasileiros e neste ano com as Paisagens Transitórias, também o nome da exposição em cartaz no Espaço Porto Seguro. Não poderia ter sido mais apropriado.

Numa época em que a paisagem se torna ou retorna a ser tema fotográfico, tanto a urbana como a natural, falar em paisagem e na transitoriedade do ser humano é bastante oportuno: "O tema proporcionou uma reflexão sobre os espaços urbanos, suas mudanças e interações com o ser humano que constituem processos dinâmicos da transitoriedade, com variadas interseções entre espaços e momentos, suportes e imagens. São registros do nosso atual ambiente urbano, opressivo e repressivo, que vão além do registro da luz da impressão e do traço. Ultrapassam e criam paisagens contemporâneas", diz Cildo Oliveira, criador do prêmio.

Não à toa, o grande premiado desta edição é Cristiano Mascaro, cujo trabalho se destaca há mais de 30 anos por fotografar cidades. Aliás, uma homenagem mais do que merecida. Não a cidade que conhecemos, mas a cidade que nos surpreende. Não as ruas demarcadas, mas uma paisagem que aconteceu ou se formou ali na sua frente num pequeno instante e que ele conseguiu captar. Tal qual o livro de Ítalo Calvino, Cidades Invisíveis, Cristiano Mascaro nos descortina paisagens que só seus olhos conseguiram ver. Nas suas fotografias percebemos sempre o olhar que se encanta, que se surpreende pelo que está vendo, que fica à espreita de uma surpresa, que espera a imagem pensada aparecer na sua frente.

O Prêmio Porto Seguro é interessante, pois consegue reunir olhares de diferentes partes do Brasil nos permitindo um mapeamento da produção. Além do Cristiano também foram premiados José Roberto Frota na categoria Brasil; Claudio Edinger, na categoria São Paulo; Guilherme Maranhão, Pesquisas Contemporâneas; e Ronaldo Camelo, na categoria Revelação.

Além deles a mostra conta também com 22 trabalhos selecionados por um júri de respeito. Profissionais como a professora Annateresa Fabris, historiadora e crítica de arte, cujas pesquisas e livros nos ajudam e muito a entender a fotografia; o artista plástico Cildo de Oliveira; a professora Helouise Costa do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; e Eder Chiodetto, fotógrafo e curador desta edição. Fazem parte também da Comissão de Premiação os fotógrafos Luis Braga e Fernando Lemos. Mais de 900 fotógrafos se inscreveram, num total de mais de mil trabalhos apresentados. Integram a mostra Alberto Bitar, Alexandre Guzanshe, Alexandre Henriques, Alexandre Kuma, Antonio Saggese, Cássio Vasconcellos, Cia. de Foto, Dirceu Maués, Felipe Reis, Giselle Beiguelman, Izan Petterle, Juliana Freire, Leonardo Rodrigues, Luciana Cavalcanti, Luciana Mendonça, Márcia Foletto, Pedro David, Ricardo Van Steen, Rogério Canella, Tom Lisboa, Tuca Vieira e Vagner Carvalho.

Ao olharmos os trabalhos premiados e selecionados ficamos com a nítida impressão de que apesar do que alguns críticos continuam a dizer, a fotografia documental permanece em alta. Que ainda existem fotógrafos interessados em nos deixar um legado de nossa passagem. Cada um a sua maneira. Mas todos com a intenção de chamar a atenção para aquilo que não conseguimos ver. Olhares que interpretam o que significa ficar nas metrópoles.

Paisagens Transitórias. Espaço Porto Seguro Fotografia. Al. Barão de Piracicaba, 740, - São Paulo - SP. tel. 3366-8262. Terça a dom.das 10 às 18 h. Grátis. Até 25/11

Foto de Cláudio Edinger, vencedor na Categoria São Paulo

Nenhum comentário: