terça-feira, 23 de outubro de 2007

dali e philippe halsman

O fotógrafo dos pulinhos - que fazia qualquer celebridade pular para sua câmera - foi um dos mais originais e inventivos fotógrafos de retratos dos últimos tempos... Antes de clicar suas idéias, Philippe Halsman estudou engenharia elétrica. Fez muitos trabalhos na década de 1940 para a Revista Life. Sua série Jump Pictures foi sempre considerada um marco na fotografia. Principalmente por esta foto conhecida de Salvador Dali, o mestre do surrealismo. Vale salientar que Halsman documentou Dali por cerca de 30 anos.

Nesta foto o que é mais impressionante é que para executá-la foram necessários quatro assistentes. Um segurando e arremessando dois gatos e outro com um gato só, a mulher de Halsman segurando a cadeira em primeiro plano à esquerda e outro assistente com um balde de água. Todos tinham que fazer tudo sincronizadamente, água, gatos e pulos. Foram várias tomadas, enxugadas no chão, pulos de Dali e arremessos dos gatos para conseguir a composição que Halsman queria. Depois de horas de estúdio, os gatos estavam em bem melhores condições que os humanos. Sociedades protetoras dos animais acusaram Halsman e Dali de crueldade com os gatos e eles mostraram os gatos dormindo em almofadas de veludo sendo alimentados com sardinhas portuguesas.

Esta foto - "Dali Atomicus", de 1948 - sempre me deixou de queixo caído!! 26 arremessos!! E me causa espanto a disposição dos objetos e expressões na foto!! Sempre impressionante de ver!!



Nenhum comentário: