terça-feira, 30 de junho de 2009

pernambuco fotografando para o mundo e Alcir Lacerda

























Leiam no blog de Clicio Barroso um texto maravilhoso sobre a presença da fotografia pernambucana no Paraty em Foco deste ano. E para acrescentar, Alexandre Belém, do Olha, Vê, se deleita na contação de história sobre o mestre da fotografia de Pernambuco, Alcir Lacerda. Alcir tem fotos na Coleção Pirelli Masp.

Ressalto que Alcir Lacerda e Alexandre Belém, junto com a turma da Agência Lumiar (Leo Caldas, Eduardo Queiroga, Geyson Magno) foram meus maiores motivadores em 1996 e 1997 na fotografia. Alcir, abrindo seu laboratório para que eu fizesse meus primeiros experimentos em PB com químicos e papéis fotográficos. E a Lumiar, vendo as minhas fotos que ampliava lá com Alcir e editando e dizendo o que havia a melhorar...

Este retrato de Alcir, peguei emprestado no flickr do também talentoso fotógrafo pernambucano, Alexandre Severo. Retratos de mão cheia!!! Vejam lá no flickr dele!!
E a sequência dos outros retratos num blog maravilhoso que eu não tinha tido a oportunidade ainda de conhecer. O AF, de Autofoco, do competente professor da UFPE e fotógrafo, Afonso Jr. O blog publicou uma entrevista maravilhosa com Alcir agora em maio. Visitem, por favor!!! Vale muito a pena conhecer!!
Abaixo, uma das fotos de Alcir que está na Coleção Pirelli-Masp.


3 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Lu. Alcir merece tudo isso e muito mais. Sem dúvidas sempre foi um mestre que acolheu todos os fotógrafos de braços abertos. Mestre é mestre.

ab,
Arnaldo

Alexandre disse...

É o que Arnaldo disse. Seu Alcir ensinou, direta ou indiretamente, a todos os fotógrafos que estão no mercado hoje. É um mestre que nunca se negou a repassar o seu conhecimento. E eu só poderia ficar muito feliz em você ter usado uma foto minha pra ilustrar o post. Obrigado. :D

Ana Lira disse...

Seu Alcir é o mestre de todos nós. Poder conhecê-lo e aprender a cada conversa com ele é um privilégio que não se pode nomear. Lindo post.