quarta-feira, 13 de maio de 2009

coraline e henry selick
















E empolgada demais com fotografia de filmes... Neste fim de semana, fui com meu pequeno assistir a uma obra prima... Que estreou dia 13 de fevereiro, mas não posso deixar de comentar. Sou suspeita para falar porque já sou fã deste diretor faz algum tempo. O mesmo diretor do Estranho Mundo de Jack, por Tim Burton, o gênio Henry Selick. Pois é... Coraline e o Mundo Secreto é sua obra de arte de 2009 (o site americano é mais interativo, mas o brasilerio também é maravilhoso). E juro que sem exageros! Henry Selick neste segue dirigindo e produzindo sem o Tim. Sua técnica de stop motion aliada ao 3D é o melhor de dois mundos. Os bonecos ganham vida da maneira mais delicada e com uma linguagem visual "artesanal" que dá ao filme um tom de casa de bonecas de pano... Maravilhoso!!

Alguns diriam que seria uma história macabra, densa para crianças com menos de 6 anos... Sim, talvez... Um história de famílias paralelas muito interessante para trazer do fundo da alma as questões psicológicas mais fortes. Por isso, tensa e pesada... Mas em nenhum momento desagradável. Quem vê sai destruído do cinema, mas tudo bem... É a vida! Ruim? Muito pelo contrário! Um escândalo visual!! Uma fotografia com ângulos inusitados, tomadas de câmera no início da animação de tirar completamente o ar... E a história é do britânico Neil Gaiman, considerado mestre na literatura fantástica. Um louco de tão inteligente!

Fui à procura do iluminado diretor de fotografia e encontrei entrevistas maravilhosas com o Selick. Pete Kozachik é o moço que tem uma filmografia de dar preguiça de ler de tão grande... Foi diretor do Noiva Cadáver, do Estranho Mundo de Jack, Matrix... entre outros. Em muitos ao lado do Selick. E descobri um texto muito bom fazendo várias considerações sobre a profundidade de campo usada na animação Coraline. Uma animação que todo fotógrafo deveria ter na estante e ver sempre! Vejam o trailer!

3 comentários:

Ferdinando disse...

demorô ,pero,abalô...

Gisa disse...

ueba!
que beleza...
lá vem ela com uma enxurrada de informações!
bjs

Beta Bernardo disse...

Adoro Tim Burton. Fiquei curiosa pra ver esse filme. Valeu a dica.
Tô adorando o blog.
Bjks, Beta