sábado, 1 de março de 2008

núcleo de fotografia na ufrgs

O Núcleo de Fotografia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação do Rio Grande do Sul com o seu coordenador Mario Bitt-Monteiro publica artigos bem interessantes e é bem atuante no meio acadêmico. Um desses textos que pude ter acesso conta com boas indicações práticas e teóricas sobre a Fotografia Experimental em Astrofotografia. Fala sobre os processos técnicos e químicos estudados nos laboratórios de fotoquímica baseados na fotografia do evento do eclipse total do sol ocorrido na região sul do Brasil em 3 de novembro de 1994.

Mario tem uma larga experiência em fotografia científica na área de genética e botânica e atualmente estuda a teoria do universo circundante. Artigo para se discutir muito, que mesmo com várias horas de conversa e debate a cabeça pode ainda assim sair totalmente desnorteada com o tema... Com uma abordagem sobre observador e observado que elenca explicações sobre nossa apreciação espacial das coisas. Muito bom!! Universo detalhista, de contemplação... Bem didático e vale para se pensar nas coisas... Dêem uma olhada! E o professor e consultor de fotografia é referência no RGS na área de fotografia científica.

Lembro de um filme, que apesar de meio sem muito atrativo, meio documental-ficcional, meio tudo-ao-mesmo-tempo-agora-ou-não, meio bobo, enfim, me fez pensar sobre esta história de observador... O "Quem somos nós?", discute a física quântica e afirma que só o fato de existir um observador, por mais distante que este esteja do que está sendo observado, já faz com que haja uma mudança inevitável da realidade... Elocubrações válidas ou não... O importante é que elas existam...

Foto de Mario Bitt-Monteiro

Um comentário:

Anônimo disse...

O Monteiro é uma figura sensacional! Foi no Núcleo que comecei minha carreira na fotografia, fui bolsista do CNPq lá por dois anos. Foi graças a ele que o Núcleo cresceu, mesmo com todas as dificuldades de uma universidade pública. Fico muito feliz de ver esse trabalho saindo das fronteiras do RS!