sábado, 8 de dezembro de 2007

contatos imediatos de 1o.grau com simon norfolk

Procurando livros bons de fotografia no site da Kowasa - vejam este site - encontrei um que me chamou bem a atenção. Afeghanistan Zero, do fotógrafo Simon Noffolk. Com este livro, Simon ganhou o European Publishers Award for Photography. Ele nasceu na Nigéria em 1963, mas foi educado na Inglaterra e finalizou Filosofia e Sociologia em Oxford. Depois seguiu fotografia documental e fez cursos na área. Ganhou diversos prêmios e participa de galerias pelo mundo com seu trabalho.

No dia 30.11.2006 foi publicada uma excelente entrevista com Simon pelo também excelente blog BLDGBLOG. Vão lá ver! Ele é um fotógrafo que busca o que se pode dizer de uma arqueologia da guerra. Paisagens de destruição, ícones da guerra, objetos atingidos por bombas, estética visual de servidores de computador responsáveis por gerenciar a guerra no mundo...

Interessantíssimo seu trabalho!! Instigante, que dá vontade de ver e ver e ver...


Esta foto abaixo é a da capa do livro que citei acima. No Afeganistão, alguns vendedores de balões foram proibidos de trabalhar, mas alguns ainda escapam...









































E esta aqui acima é a foto de um dos objetos de guerra coletados por ele em Bagdá.


Enfim, entrei em contato com Simon - do mesmo jeito que fiz com o fotógrafo G.M.B. Akash- para pedir autorização para usar aqui no blog fotos realizadas por ele. Prontamente me respondeu com um carinhoso email enviando várias coisas e falando que já tinha vindo ao Brazil 2 vezes para a fotografar para NYT Magazine. Uma vez em Brasília e outra em Curitiba, nesta última veio para fotografar o sistema de transporte da cidade. E me enviou uma foto da matéria (abaixo).

Vejam o link que ele me enviou sobre seu trabalho publicado no NYT em forma de vídeo e áudio, recurso que tem sido largamente usado por fotógrafos no mundo inteiro - vide Pictura Pixel que fala sobre isso.

Mais um contato imediato de primeiríssimo grau com bons frutos!! Obrigada Simon Norfolk!! Thank you, Norfolk!!















Um comentário:

Anônimo disse...

Linda imagem, passei durante anos em frente à igreja que está no fundo, mas a arte sempre te mostra as coisas de um ângulo imprevisível.