quarta-feira, 14 de novembro de 2007

luciano carneiro no pirelli-masp

Ontem foi a sempre esperada exposição da coleção Pirelli-Masp aqui em São Paulo. E puxa vida, foi bom ver gente respirando fotografia, colecionadores, fotojornalistas, profissionais da área de conservação de imagem, curiosos, enfim, tinha um povo para tudo o que é gosto.
O que me impressionou, que eu não conhecia, foi o trabalho de Luciano Carneiro. Um cearense que foi se meter lá pelos anos 50 na Ásia!!!!!!! Foi fotografar para a Revista O Cruzeiro e trouxe uma das fotos mais curiosas da Coleção... Mulheres orientais mergulhando num rio ou mar (não confirmei) com seios de fora!!! E o título da matéria: "Deusas da água". São fotos ainda a serem conservadas e tratadas, avisam em texto os curadores da Pirelli... Mas que tinham que ser expostas!! Por isso, o cuidado meticuloso na concepção da mostra do trabalho de Luciano.

Mas hoje pesquisando por aqui na internet (veja link) li no Memória Viva sobre a Revista O Cruzeiro qual foi a última foto realizada por Luciano. Esta aí abaixo "O primeiro Baile de Debutantes em Brasília". Abaixo um trecho do que conta o Memória Viva sobre o acidente de avião que matou em 1960 este talentoso fotógrafo.


Terminada a cobertura e empenhado em passar o Natal com a família, tomou o avião de regresso ao Rio na têrça-feira, dia 22. A um minuto do aeroporto do Galeão, houve o choque do “Viscount” da VASP (em que viajava) pelo “Focker” da FAB. Luciano Carneiro e os demais trinta-e-um ocupantes do aparelho comercial pereceram. No meio dos destroços, foram encontradas, depois, suas duas máquinas fotográficas e a maleta de material. Tudo quebrado e os filmes expostos à luz. Teòricamente, aquêles negativos já não conteriam imagens. Entretanto, a Revista entrou em contato com as autoridades e mobilizou até o Ministro da Justiça, para que a Polícia liberasse, imediatamente, o material recolhido. Isto foi conseguido. Encaminhados os filmes ao laboratório, com surprêsa se verificou que não estava perdido o derradeiro trabalho do repórter. Ainda com marcas provocadas pelo desastre, as fotos colhidas por Luciano Carneiro ali estavam, mostrando o desfile das debutantes. Quis o destino, por um caprichoso jôgo de espelhos, que êle também figurasse numa das fotos, como se pode ver no flagrante que domina estas duas páginas.

Nenhum comentário: