sexta-feira, 30 de novembro de 2007

lomografia

A Revista Bravo deste mês de dezembro traz algumas boas matérias sobre fotografia. Uma delas sobre a lomografia.


Lomografia é o ato de fotografar com câmeras lomo, que são precárias na sua concepção e que promovem uma estética do pouco apurado ou do tecnicamente despreocupado... O lema é disparar sem pensar! Foram criadas na antiga União Soviética durante os anos 80 com o objetivo de captar o estilo de vida dos russos de maneira mais rotineira possível. As fotos saem muito contrastadas, mas com cores sem coerência alguma com o que está sendo visto e o foco muitas vezes não vem. Acho isso ótimo!!!
Fui procurar alguns exemplos de fotos com a Lomo e encontrei um texto que dizia que hoje, "a comunidade de Lomógrafos é incontável, ganhando novos membros, curiosos e entusiastas todos os dias, em todo o mundo! Entre estes existem meros mortais como nós, mas também famosas individualidades como Brian Eno, Laurie Anderson, David Byrne, Pulp, Underworld, Helmut Lang, Moby, Robert Redford, apenas para nomear alguns."






















Só de número de arquivos encontrados sobre lomografia foram 163.000 no google sobre o assunto! Portugal concentra inúmeros amantes da camereta... Os fãs surgiram a partir das experiementações de 2 estudantes austríacos, Mathias Fielg e Wolfgang Stranzinger, que conheceram a LC-A ou Kompact Automat, que quase parecia um brinquedo. Desmontando a câmera eles descobriram que ela tinha uma lente com uma definição "invulgar" que, devido à sua grande luminosidade, permitia inclusive fotografar à noite, sem flash.
Vejam alguns exemplos de fotos feitas com esta câmera. Disponibilizadas neste site.





























2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito da Lomografia!

Marcio Nel Cimatti disse...

Eu tbm gosto e uso muito!

Abs!