domingo, 11 de novembro de 2007

josé cendón

Tive o prazer de ver as fotos do fotógrafo espanhol José Cendón, da Agência France Presse que este ano ganhou o World Press Photo na categoria Assuntos Contemporâneos. A foto mostra as condições dos internos em vários hospitais psiquiátricos da África Subsaaariana.

Graças ao outro também fotógrafo Dado Galdieri que me apresentou o lindo trabalho de José numa conversa sobre o simbólico x hard news na fotografia. As imagens são tantas hoje de guerras, conflitos, comportamento que quando abordamos um tema com uma linguagem menos realista - que me corrijam os especialistas e acadêmicos, por favor - quase como um sonho ou com um imaginário poético, trazemos mais informação do que o que imaginamos!!

No trabalho de José Cendón, ele traz o universo da loucura de maneira muito particular e quase fictícia... Mas com uma profundidade além do que poderia demonstrar outra foto da vida manicomial retratada pelo hard news, acredito. Enfim, uma abertura de discussão que me interessa saber mais e ver suas opiniões... Isso é algo que me intriga sempre!!!!!




2 comentários:

Ivaldo Cavalcante disse...

Luciana!!!Você tá muito danada!!! Parabéns pelas noticias quentinhas, Essa do resultado do World Press Photo foi o maximo!!!! abs,

Anônimo disse...

Essa questão não me intriga. Me atormenta! Nosso cérebro parece precisar de rótulos e classificações para se organizar. Mas, independente da denominação, o fotógrafo tem que ser coerente com ele mesmo e imprimir sua interpretação mais legítima.