sábado, 3 de novembro de 2007

fotografia astronômica

















O professor hoje aposentado Bernardo Riedel, astrônomo do Observatório da Serra da Piedade na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é considerado a maior autoridade em fotografia astronômica do país. Criou alguns telescópios e adaptadores para fotografia. Um exímio construtor de ótica! Chamado de Professor Pardal, dada sua capacidade criativa com a construção de telescópios, hoje ministra palestras e continua com sua fábrica de instrumentos óticos para a Astrofotografia!!

Esta imagem acima do Cometa Hale - Bopp ele captou com uma objetiva 500/5.0 e exposição de 5 minutos sobre filme Kodak Ektar 1000.

Descobri também o inglês David Malin, fotógrafo de astronomia renomado mundialmente e que tem apresentado o universo usando o software Adobe Photoshop. Na página da Adobe ele fala sobre os benefícios do CS3 Photoshop para alinhar imagens feitas do céu que têm inevitáveis distorções tanto óticas como cromáticas. Ele vive há mais de 30 anos em Sidney na Austrália e produziu um rico material para o Anglo-Australian Observatory, famoso no mundo. Logo abaixo, David em 1976, já no AAO.





































Nenhum comentário: