domingo, 21 de outubro de 2007

a luz e a national geographic

Gosto muito da revista National Geographic. Parece até redundância fotógrafo falar que admira esta publicação. Mas tem muito profissional que simplesmente não a aprecia. Direito dele! Enfim.... Eu gosto!

Mas mesmo alguns fotógrafos que não sejam muito adeptos de gosto da linguagem da NG, tenho certeza que pelo menos deixaram a curiosidade tomar conta de seus olhos quando foi publicada na edição de outubro de 2001 uma matéria sobre o "Poder da Luz". Isso mesmo, da luz! Nossa matéria prima! As fotos são muito boas e a temática impressiona mesmo quem já está careca de saber do assunto, que por exemplo em alguns lugares do mundo o sol não dá o ar da graça durante muitas horas do dia.

Duas fotos nesta matéria me impressionaram. Um delas pela disponibilidade sempre presente no fotógrafo de se aventurar em situações arriscadas, como subir 440 metros de altura na antena do edifício Empire State, em Nova York para fazer "a foto"!! E com certeza faz!! Joe Mcnally é o autor de todas as fotos e ele fotografa a troca de lâmpadas mais radical do mundo! Enfim, "a foto"!

A outra que vai na mesma impressão é a de crianças do jardim de infância da aldeia russa de Lovozero tomando banho de luz ultravioleta. A breve exposição a esses raios proporciona às crianças vitamina D, normalmente obtida por meio da luz solar. Mas nesta região do mundo até a depressão ou a "efermidade sazonal" ocorrem nas pessoas pela falta de luz... Isso realmente me fez pensar que viver sem luz, do sol - não sei se por eu ser pernambucana ou provavelmente por eu ser fotógrafa - me deixa muito chocada!















Um comentário:

Anônimo disse...

Lu, domingão também é dia de visitar o blog dos amigos. Eu, apaixonada que sou por esta arte, adorei as "notícias". Uma beijoca, Rosy