quarta-feira, 10 de outubro de 2007

joão silva

O nome bem que poderia ser de um brasileiro ou talvez de um português... É na verdade um moçambicano educado em Portugal que junto com o grupo The Bang Bang Club fotografava os conflitos de guerra entre os partidários de Nelson Mandela e os do líder zulu Buthelezi, no final do apartheid nas cidades próximas de Johanesburgo .
Os fotógrafos também sul-africanos, Kevin Carter, Ken Oosterbroek e Greg Marinovich eram os seus amigos da empreitada. Kevin fez a foto que ganhou o prêmio Pulitzer em 1994 da menina sudanesa se arrastando de fome e do urubu que se aproxima dela. Ele se suicidou no mesmo ano.

"Custos emocionais foram gerados por tantos cliques de conflitos e misérias pela África", argumenta Greg. "Um pedaço da emoção, da vulnerabilidade, da empatia que nos torna humanos se perde a cada vez que acionamos o botão da câmera". Vejam mais comentários na Revista Studim 13.

João Silva, que trabalha para o NY Times, fez esta foto em Gana para o jornal. Mostra em imagens tocantes a história sobre o destino de crianças que são vendidas pelos próprios pais para trabalharem como pescadores.







Nenhum comentário: