terça-feira, 25 de setembro de 2007

conservação e restauro

Passeando hoje pela internet descobri algo interessante para os restauradores e conservadores e/ ou simpatizantes de imagem na Universidade Nova de Lisboa.
Na Faculdade de Ciências e Tecnologia de lá funciona o curso de Conservação e Restauro que tem uma disciplina de Fotografia Documental.
No curso os pré-requisitos são entre outros: Desenho, Física e Química, Geometria Descritiva, Hist. da Cultura e Artes e Matemática!!!!
Olhem os objetivos da disciplina capturados da página da faculdade:

"Esta cadeira não tem por finalidade a formação de fotógrafos ou técnicos de fotografia. Pretende-se, com a introdução aos fenómenos básicos que suportam as práticas fotográficas, fazer uma abordagem consistente aos meios de trabalho e às técnicas aplicadas ao registro fotográfico de materiais, peças e construções susceptíveis de se tornarem objecto de conservação e restauro. Os conhecimentos adquiridos facilitarão as relações de entendimento, a linguagem e a colaboração dos futuros licenciados com as equipas de trabalho em que serão integrados e, em particular, com os profissionais de fotografia".

Nenhum comentário: