segunda-feira, 31 de março de 2008

10h15 da manhã

Saiu na Gomma - aquela excelente revista italiana... Um experimento sociológico fotográfico coletivo. É assim que se auto-denomina o 10:15 am. A idéia é enviar aleatoriamente, com vista rápida, uma foto tomada em qualquer dia, mas que tenha sido tirada às 10h15 da manhã. Deve-se enviar email e link para website. Esta é a minha das 10h15 de hoje!!

sábado, 22 de março de 2008

banana, uva passa, mel e aveia...

Fazendo o café da manhã de hoje (banana amassada, mel, aveia e uva passa), segundo Pedro, meu filho, sem querer fiz o mapa do Brasil. "Ou da América do Sul??"...

Juro mesmo que foi sem querer!!!!!

Brincadeiras do sábado de Páscoa e fotografias do sábado de Páscoa...

sábado, 15 de março de 2008

fotógrafas casamenteiras
















Foto de Daniela Picoral


É um talento mesmo!! Talento para tudo na minha opinião... Fotografar casamento é preciso, entre tantas outras coisas, paciência e boa vontade. Há muita gente nesta área ultimamente fazendo fotos com estilo "fotojornalístico", que acredito ser um jeito bem interessante de resolver certos percalços estéticos neste trabalho. Gosto também do estilo meio "antigo" de fotografar... Acho historicamente e culturalmente lindo! Mesmo que às vezes as fotos sejam posadinhas, até meio "caretas" ou coloquialmente falando, "brega". Gostaria muito de ter o feeling para este trabalho. Mas confesso não saber muito lidar com festa, convidados e afins. Admiro demais quem sabe fazer a coisa, demais mesmo!

O Youtube tem sido um aliado de quem faz fotografia de casamento. Duas fotógrafas que conheço que moram em SP com estilos e perfis bem diferentes Daniela Picoral e Drika Silveira - dos extremos do país, uma gaúcha e outra potiguar respectivamente - colocaram seus trabalhos no Youtube. Dani tem um maravilhoso blog - o Digasim (nome sugestivo mesmo) que tem recebido cerca de 2000 visitas por mês.
Os sorrisos e as emoções muito espontâneas que Drika consegue tirar de seus fotografados são imperdíveis, como se ela fizesse parte da família!! Os detalhes e as nuances de luz de Dani são belos, lindos!!

Dani está por aqui por SP e tem um estúdio junto com seu marido também fotógrafo Guilherme Maranhão... Drika que está com um projeto inovador e inusitado nesta história de casamento voltará para Natal em breve e montará seu atelier naquela terra maravilhosa. Aguardem!
Vejam o trabalho dessas talentosas moçoilas nos links!
















Foto de Drika Silveira

terça-feira, 11 de março de 2008

américa latina na suiça



















Foto de Mário Cravo Neto

Várias dicas muito boas foram enviadas por Tuti Maioli, fotógrafo brasileiro que mora na Suiça e que tem um blog muito atual e que sempre organiza exposições de vários fotógrafos brasileiros naquele país. O Tiques Suburbanos. Ele deu a notícia de um grupo na Suiça de coleção de arte contemporânea latinoamericana - incluindo fotografia - onde há exposições e também publicações e programas de educação. A Daros-Latinamerica que abriu filial no Rio de Janeiro... No Rio é a Casa Daros.

Entre os artistas participantes do Brasil estão Miguel Rio Branco, Rosângela Rennó e Mário Cravo Neto.

segunda-feira, 10 de março de 2008

corpos tatuados de Bari





















Quando vi pela primeira vez o trabalho pessoal de Marco De Bari fiquei pensando no trabalho comercial que ele vem desenvolvendo como fotógrafo na Revista Quatro Rodas há muitos anos... Conciliando temas tão diferentes!! Quase todo fotógrafo funciona assim, mas sempre me chamou a atenção este trabalho específico de Bari, pela sua paixão pelo tema tão dele...(Ele tem tatuado no pescoço um código de barra, hoje mais comum em várias pessoas, mas quando ele tatuou, era inédito). Com os "Corpos Tatuados" ele sai rapidamente da qualidade louvável de fotógrafo de carros para um exímio detalhista de corpos e desenhos esculturais descritos em lindas tatuagens...São corpos que se tornam exclusivos e instigantes pela expressão e pela atitude dos fotografados...






















Pois este trabalho pode ser visto na exposição que vai ser aberta amanhã, terça-feira, dia 11, a partir das 19h30, na Rua Ramon José Urtiza, 206, no Morumbi - vai até o dia 25 de maio das 9h às 18h. Vale ver!


sábado, 1 de março de 2008

núcleo de fotografia na ufrgs

O Núcleo de Fotografia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação do Rio Grande do Sul com o seu coordenador Mario Bitt-Monteiro publica artigos bem interessantes e é bem atuante no meio acadêmico. Um desses textos que pude ter acesso conta com boas indicações práticas e teóricas sobre a Fotografia Experimental em Astrofotografia. Fala sobre os processos técnicos e químicos estudados nos laboratórios de fotoquímica baseados na fotografia do evento do eclipse total do sol ocorrido na região sul do Brasil em 3 de novembro de 1994.

Mario tem uma larga experiência em fotografia científica na área de genética e botânica e atualmente estuda a teoria do universo circundante. Artigo para se discutir muito, que mesmo com várias horas de conversa e debate a cabeça pode ainda assim sair totalmente desnorteada com o tema... Com uma abordagem sobre observador e observado que elenca explicações sobre nossa apreciação espacial das coisas. Muito bom!! Universo detalhista, de contemplação... Bem didático e vale para se pensar nas coisas... Dêem uma olhada! E o professor e consultor de fotografia é referência no RGS na área de fotografia científica.

Lembro de um filme, que apesar de meio sem muito atrativo, meio documental-ficcional, meio tudo-ao-mesmo-tempo-agora-ou-não, meio bobo, enfim, me fez pensar sobre esta história de observador... O "Quem somos nós?", discute a física quântica e afirma que só o fato de existir um observador, por mais distante que este esteja do que está sendo observado, já faz com que haja uma mudança inevitável da realidade... Elocubrações válidas ou não... O importante é que elas existam...

Foto de Mario Bitt-Monteiro

jornalismo ambiental

Falando em meio ambiente, vejam O Eco, um site sobre jornalismo ambiental... Com maravilhosas matérias e artigos e tudo enfim também sobre fotografia. Muita coisa sobre fotografia... Têm entre outros colunistas os fotógrafos Adriano Gambarini e Ricardo Gomes que escrevem maravilhas sobre suas viagens e sobre a fotografia de natureza... Dêem uma olhada!
Esta foto é de Marcos Sá Corrêa da edição de 05.01.2008 do Eco. Cogumelos azuis no no Parque Nacional do Itatiaia.

fotografia socioambiental

Ontem assisti a um documentário maravilhoso da Família Schürmann, no Discovery Channel. Já sabia sim do belo trabalho da família de aventureiros que viajam há mais de 20 anos pelos mares do mundo conhecendo culturas e paisagens admiráveis. Mas ontem o vi completo, com calma e observando tudo nos mínimos detalhes... Um sonho de vida, na realidade!

Descobri então pesquisando pela "aldeia global" uma também família - não de velejadores - mas sim de fotógrafos que se dedica à fotografia socioambiental já faz algum tempo. O site deles é o Fotonatural. Entre tantas outras coisas e projetos que a Família Zuppani de São Paulo - o pai Du e os filhos Zé e Palê - desenvolvem, leva um título bem interessante e pertinente e que dá pano pra manga até demais: inventário fotográfico!! Eles definem como sendo "a busca por tudo o que pode ser visto, seja animal, vegetal, humano, social, cultural estrutural, etc, na tentativa de ser artístico, informativo e retratar a realidade. Esse tipo de serviço costuma ser realizado em locais (Parques, Reservas, Cidades, Projetos socioambientais) que sentem a necessidade de se auto-conhecerem". As fotos são lindas, vivas!! Eles têm um banco de imagem curioso, vasto e belo sobre natureza e homem. Vale muito ver!
Esta foto abaixo é do Palê...